Principal Contato Localização Diretoria O Clube Notícias Fotos Vídeos Validador
Estado  
logo do clube São Paulo  
Atletas Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes
NOTÍCIAS
voltar ao menu
TREINO EM SECO (DRY FIRE) E COM USO DE AIRSOFT OU ARMAS DE PRESSÃO. BARATOS, EFICAZES E REALISTAS
10/07/2016
O Dry Fire, treino com a arma sem munição real, é uma forma eficaz e barata de manter suas habilidades adquiridas com o treinamento em campo ou mesmo de desenvolve-las melhor para seus próximos tiros no Stand. A grande maioria dos atiradores esportivos de ponta dedica uma parte de seu tempo para essa prática. Para melhor praticar é recomendável que você obtenha munição de manejo, chamadas comercialmente de Snap Caps, são munições inertes, que não danificarão sua arma com o disparo em seco, elas absorverão o choque do percutor de forma semelhante ao que ocorre num tiro real.

Com o Dry Fire você poderá exercitar-se em quase todas as ações necessárias à prática do tiro: saque, empunhadura (Grip), colocar-se em posição de disparo, apresentação da arma, alinhamento de alça e massa de mira com seu alvo (pontaria) e acionamento do gatilho. Pode ainda efetuar carga e recarga, além de resolver situações de possíveis panes. A única coisa que você não conseguirá fazer é efetuar o disparo real e verificar no alvo a eficácia de seu tiro.

Treinamento de Airsoft em grupo
Já o treino com Airsoft ou Arma de Pressão possibilita que você não somente possa checar o resultado de seu disparo como ainda treine em grupo reproduzindo situações reais de combate. Recentemente no CTC - Centro Tático Cobras realizamos um curso de Low Light (Intervenção em Baixa Luminosidade) destinado a policiais e profissionais da área de segurança e ministrado pelo Ten. Torbes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e praticamente todo treinamento tático foi feito com uso de Airsoft (em algumas situações mesclamos Airsoft e marcadores de Paintball). Foi interessante notar que a maioria dos alunos utilizou arma de Airsoft própria. Isso possibilitou um treinamento bem próximo da situação real.

Armas de Airsoft
Há no mercado diversos modelos de armas de Airsoft disponíveis, não sendo difícil encontrar uma réplica da arma real que você costuma usar, o que lhe dará melhor aproveitamento em seu treino. As armas de mola, chamadas Spring, necessitam ser armadas a cada tiro. As armas elétricas já são semi-automáticas, dando melhor dinâmica ao seu treino. As de CO2 são uma excelente opção também, entretanto é necessário que o atirador apresente seu CR no ato da compra. Já tive a oportunidade de atirar com uma arma, trazida por um associado do Clube, com propulsão a gás de isqueiro, ela atirava muito bem, mas nunca mais encontrei outra com esse sistema no mercado.

Arma de Pressão a CO2 calibre 4,5mm (atira esferas)
Vou lhes passar uma sugestão de rotina de treinamento Dry Fire ou com Airsoft/Arma de Pressão. A arma de pressão que recomendo é semelhante ao modelo da foto acima, de CO2, essa é uma réplica de pistola Sig Sauer. Existem réplicas de variados modelos de armas reais. Elas atiram pequenas esferas de metal, sendo semi-automáticas. São armas que oferecem maior perigo durante o treinamento, pois a esfera pode causar ferimentos de natureza grave, necessitando de maiores cuidados e de ser usada num ambiente melhor preparado. A rotina que lhes recomendo não é de minha autoria, mas sim uma criação da Personal Defense Training, um entidade privada Norte Americana de treinamento, que tem à sua frente o renomado Instrutor John Butler.

ROTINA DE TREINAMENTO (pistola ou revolver)
Observe todas as regras de segurança de uma arma real, treinar com armas ou munições inertes irá fazer com que você repita essa rotina com uma arma real, e a não observância das normas de segurança no treino é um grave erro, pois você levará vícios de comportamento ao stand, o que poderá provocar graves acidentes colocando sua vida e de seus companheiros em risco.

Ao treinar com Snap Caps e arma real certifique-se de que sua arma está limpa, retire toda munição real e a guarde em outro quarto ou sala de sua casa, nunca deixe munição real no espaço onde ira praticar Dry Fire. Ao treinar com Airsoft ou Arma de Pressão nunca deixe uma arma real no espaço onde irá praticar, guarde-as em outro local. Não pratique assistindo TV ou com sua atenção voltada à mensagens e chamadas em seu celular, desligue-os. Dedique-se apenas ao seu treinamento.

Quinze minutos diários de treinamento serão o suficiente para que você tenha uma gradativa e eficaz melhora em seu treino com arma real. É melhor treinar quinze minutos três ou quatro vezes por semana do que uma hora apenas uma vez na semana.

IMPORTANTE: RISCO DE GRAVE LESÃO NOS OLHOS
ATIRANDO COM AIRSOF OU PRESSÃO USE ÓCULOS DE SEGURANÇA
As esferas impactam o alvo e retornam ainda com forte potência, podendo provocar lesão nos olhos do atirador. Caso tenha a máscara de Airsoft ou Paintball use-a.

EXERCÍCIOS
1) Com a arma empunhada com as duas mãos e em posição de pronto-emprego eleve-a até a posição de tiro sem acionar o gatilho, repita isso de 5 a 10 vezes, sem pressa.

2) Com a arma no coldre, saque e coloque-se em posição de tiro alinhando o aparelho de mira com o alvo, sem disparar, dedo fora do gatilho. Faça esses movimentos bem lentamente e buscando a perfeição de empunhadura e posição de tiro, essa preparação irá criar sua "memória muscular" para o saque. Repita 10 vezes.

3) Com a arma no coldre, repita o movimento do exercício anterior, porém agora com maior velocidade, mas mantendo seu saque e apresentação com suavidade. Não dispare, apenas alinhe com o alvo, faça pontaria. Repita 10 vezes.

4) Repita o exercício anterior (exercício 3), mas ao alinhar a arma com o alvo concentre-se em manter o foco de sua visão na massa de mira (nunca na alça ou diretamente no alvo), feito o alinhamento imediatamente toque seu dedo na tecla do gatilho, mas sem disparar, apenas o coloque sobre a tecla. Repita 10 vezes.

5) Repita o exercício anterior acrescentando o disparo. Monitore a movimentação de sua arma durante o disparo, e a cada novo tiro tente manter a arma e o alinhamento do aparelho de mira com o alvo o mais estável possível, repita 10 vezes (usando Airsoft ou Arma de Pressão poderá conferir sua performance no alvo).

6) Faça 4 saques completos, com disparo, igual ao exercício anterior, acrescentando giro à direita em 90 graus. Faça mais 4 saques com disparo com giro à esquerda em 90 graus. Faça mais quatro saques com disparo com giro a 180 graus.

* aqui fica uma sugestão, você pode usar tampas de embalagem de alumínio, do tipo "Quentinha", usada para Mamitex, como alvo para a arma de Airsoft. O local de impacto dos Pelets ficará perfeitamente marcado

por Francisco Pinto
fonte: CTCB

Logo do Clube Principal  |  Contato  |  Localização  |  Diretoria  |  O Clube  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Validador
Atletas  |  Regulamento  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes
Estrada Água Branca, 144 - Água Branca - Boituva - SP
(15) 99185-8246 - 7814-4572 id 55*99*3509